terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A dor e a delícia de fazer a Patagônia por Terra

Fazer a Patagônia por terra era um dos sonhos que pretendia realizar. Claro que adoraria ter pego um veículo 4x4 e sair de Ushuaia e ir até o Alasca, mas como não foi possível (ainda) optei por uma viagem simples, apenas de Ushuaia a; El Calafate.
Foi uma grande experiência, não é fácil botar a mochila nas costas, sair sozinha, bater no peito e falar “Eu Vou”’, isso envolve também um planejamento, pesquisa e coração leve.

Tempo de percurso.
É interessante ter em mente o tempo de percurso, para se ter noção de quando ira chegar ao destino. A minha de ônibus a viagem durou 30 horas, contando as 5 horas que o ônibus ficou parado esperando a balsa sair do continente para a ilha, 8 horas de descanso a noite para aguardar o ônibus até o dia seguinte. Se tiver sorte, conseguira fechar com 17 horas, o que é o previsto.

Condições adversas da estrada.
A Rota 40 tem um asfalto impecável, mas atenção na estrada é essencial, sempre.


Ruta 3 - Patagônia Argentina - Ushuaia
Foto: Arquivo Pessoal

O percurso
Ushuaia fica em uma ilha e para chegar (ou sair) dela é preciso atravessar de balsa para o continente. 

A fronteira
A travessia da balsa do Estreito de Magalhães fica no Chile, para atravessar, vai precisar passar pelas imigrações, tanto da Argentina quanto do Chile. Fique atento quanto aos produtos de origem animal e vegetal. 

Distração
Viagens de ônibus em mochilões poderão serem cansativas, observar a paisagem, ler um livro, ouvir música, jogos, revistas… eu tinha tudo em mãos para caso o tédio chegasse. Até livro para praticar inglês e espanhol eu levei, e fui muito produtivo.

Coração Leve
Pensar que está viajando pela Patagônia, realizando um sonho seu é a certeza de que a paz existe e que pode ir tão longe quanto possa imaginar. Seguir o curso do coração foi uma das melhores decisões que tomei até hoje, claro que sempre acompanhado da razão.

Viajar(eu prefiro mochilar) pela Patagônia é incrível... um sonho. E é acessível desde que feito com planejamento. Vale a pena fazer aquela economia durante o ano, passar horas pesquisando, viajar de ônibus, carro, avião, balsa... Ufa, já estou planejando para voltar.

Quer saber mais da Patagônia? Fique de olho nos próximos post.


Até mais!

Glaciar Perito Moreno. Vista da trilha para o início do Trekking.
Foto: Arquivo Pessoal



Nenhum comentário:

Postar um comentário