terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ushuaia - A cidade dos meus sonhos

Retornei para casa depois de longos 15 dias de viagem e confesso que ainda não sai dela. Foi uma viagem magica, com direito a muitas aventuras, com ar rarefeito, temperaturas baixas, sensação térmica abaixo de zero, mas nenhuma dificuldade ou novidade foi suficiente para desanimar essa aventureira.
Além de tudo foi uma grande surpresa ver que meu corpo e organismo reagiram bem as condições adversas e as baixas temperaturas dessa viagem.
Esse post vou falar exclusivamente de Ushuaia, a cidade que mais me encantou nessa trip. Eu acredito que tenha sido o conjunto: a cidade, boa hospedagem, localização, variedade de atividades, clima, pessoas, etc...


Como Chegar

Chegada a Ushuaia
Há três formas de se chegar em Ushuaia: avião, por terra ou pelo mar. Eu tive duas experiências: Quando fui fiz de avião, a viagem durou cerca de 17 horas, incluindo o tempo de espera entre os voos, que foi o trecho Cuiabá - São Paulo - Buenos Aires - Ushuaia. A viagem foi tranquila, o trecho mais longo é o de Buenos Aires - Ushuaia.






A segunda experiência eu havia planejado ir de Ushuaia a El Calafate por terra, de ônibus, e assim a fiz. Foi uma viagem extremamente cansativa pois teve imprevistos no caminho. Ushuaia fica na Província da Tierra Del Fuego, que está em uma ilha. Para sair dela (ou entrar) é preciso atravessar a fronteira com o Chile (com direito a imigração, aduana e tudo mais), atravessar o Estreito de Magalhães de balsa, atravessar a fronteira novamente e seguir viagem. Eu considerei o Estreito de Magalhães a parte mais difícil de toda a viagem pois tivemos que aguardar por 5 horas para que as balsas saíssem do continente e fosse para a ilha fazer os embarques para o sentido oposto. 

Estreito de Magalhães
Nas primeiras horas que o ônibus ficou esperando a balsa consegui me distrair com músicas, jogos, livros, dormi… depois de um tempo, nada mais prendia atenção e 1001 pensamentos rolaram minha cabeça. Minha primeira dificuldade apareceu nesse momento: perdi o controle emocional. Chorava intensamente imaginando ficar ali presa longe de tudo, há 9 horas de Ushuaia, longe de casa, da família, da minha mãe… Eu tenho isso como dificuldade porque quando se perde o controle emocional, você deixa de usar a razão para pensar e tomar decisões, isso faz muita diferença principalmente quando se está sozinho e você é responsável pelos seus passos. 

Consegui me recuperar 4 horas depois de atravessar o estreito e retomei a viagem com os pés no chão. Chegamos em Rio Gallegos quase meia noite e a empresa do ônibus alocou eu e os demais passageiros do ônibus em um hotel da cidade para passar a noite e no dia seguinte trocar a passagem e seguir nossas viagens. A minha seria as 09:00 da manhã.

Cambio e Moeda

Se você ler esse post em 2050 acredite, na Patagônia, principalmente Ushuaia é uma cidade cara. Uma alternativa para garantir a viagem foi fazer a troca da moeda pelo câmbio paralelo, foi muito vantajoso. Como não é uma maneira legal para se fazer cambio não vou divulgar o nome dos lugares para evitar exposição. Caso alguém tenha interesse, pode entrar em contato comigo pelo formulário de contato que passo onde fiz a troca em Ushuaia.

O que fazer

Ushuaia tem diversas atividades e atrações, para todos os gostos. Eu como sou do tipo aventureira, optei pelas mais radicais. Fechei as com o Brasileiros em Ushuaia, agencia de turismo especializada em brasileiros, que além de organizar também me deu várias dicas sobre a cidade.

Laguna Esmeralda
No post seguinte vou detalhar melhor as atividades, elas merecem um artigo só para elas. Como era primavera, não pude aproveitar as grandes atrações com neve que só tem até o final da estação, mas consegui fazer outras tão legais quanto, como: Trekking Laguna Esmeralda, Trekking Glaciar Martial, Parque Nacional Terra do Fogo, Navegação pelo Canal Beagle, 4x4 Região dos Lagos.

Onde ficar

Ushuaia tem várias opções de hospedagem e eu fiquei na que mais gosto: em um hostel(ou albergue como é mais conhecido por alguns). Escolhi o Antártica Hostel. A princípio fui pela boa localização e bom preço, mas o conjunto dele é bem legal: estrutura boa, quartos arejados e com aquecedores, banheiro amplo e limpo, cozinha com muitos vasilhames e sala de estar bacana. Valeu cada dia que passei por lá.
Além do mais, conheci várias pessoas do Brasil e do mundo que hoje carrego no meu coração com muita saudade e com boas lembranças. O Antártica Hostel foi responsável pelas nossas maiores risadas. 

Antartica Hostel

Onde comer

Para a refeição eu variava: as vezes eu cozinhava no hostel e quando ia comer fora, era alguma coisa típica da região. Uma delas foi o cordeiro patagônico, onde experimentei no restaurante La Estancia.
Outro lugar que recomendo é o restaurante Andino, que fica na San Martin, esquina com a 25 de mayo, onde comi um filé de frango muito bom no dia do Mega Tour do Brasileiros em Ushuaia, com direito a bullying por causa do Corinthians. E ainda tivemos direito a café após o prato principal.

Noite em Ushuaia

Apesar da cidade ser fria, ela possui vários lugares e estabelecimentos que funcionam a noite e que são muito bacanas. Um deles é o Dublin e o Viagro. Vale a pena conferir caso vá para lá. Eu conheci os dois e adorei.
E antes de mais nada, o preço da cerveja é salgado, melhor ficar atendo para não ter surpresas.
Para driblar o alto preço da cerveja de Ushuaia, eu e outros colegas brasileiros fazíamos a rodada da vez, cada rodada um colega ficava responsável por patrocinar uma cerveja, e a medida deu certo. Bebemos muuuuuito. Até quem era visita entrou na roda.

Observações e dicas:

  • Nos supermercados da cidade não dão sacolas plásticas, você precisa levar a sua reciclável para realizar compras. Eu comprei uma reciclável e algumas vezes que esquecia de leva-la, guardava as compras na mochila mesmo. 
  • Dependendo da estação, o dia será mais longo que a noite, isso acontece na primavera e no verão, portanto terá muito tempo para aproveitar a cidade e a região nessas estações. 
  • Ushuaia é muito limpa e organizada. Contribua para que ela permaneça limpa.
  • Se for chegar a cidade por terra, procure atentar-se as estradas dependendo da estação e vá com tempo e paciência. Para chegar (ou sair) até ela é preciso atravessar fronteira, o que obrigada TODOS a passarem pela imigração e Aduana.
  • Em relação ao câmbio, recomendo levar em espécie dólar ou real e fazer a troca lá, ou, caso passe pela cidade de Buenos Aires antes, melhor ainda para trocar. Outro detalhe que os estabelecimentos aceitam a moeda local peso argentino e alguns (poucos) aceitam dólar e real, na dúvida, pergunte antes se aceitam ou não pergunte antes.
  • Evite fazer a troca da moeda por pesos quando está próxima ao fim da viagem, voltar com peso argentino para casa não é legal.
  • Se for fazer mochilão, atente-se as compras e peso na mala. Lembre-se que tudo que vai na sua mochila terá que carregar nas costas. Eu comprei 3 garrafas de vinho e voltei rastando a minha.
  • Uma dica muito interessante também é consultar o site TripAdvisor para quando for escolher um local para viajar, hospedar, comer, etc... nele tem dica dos viajantes, pontos positivos, negativos, notas... ajudam muito na escolha. E melhor que isso, quando retornar de uma viagem, avalie por lá os locais que você passou, assim você ajuda também outros viajantes.
Esse foi apenas um dos relatos da minha passagem por Ushuaia. Nesse outro post Ushuaia - Mochilão 2015 conto quais e como foram os passeios que fiz na cidade. Espero que tenham gostado.

Links
Brasileiros em Ushuaia: http://www.brasileirosemushuaia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário