sábado, 5 de novembro de 2016

O que levar na mala? Nada além do necessário.

"Nada além do necessário". É o que penso depois de montar minha bagagem.

Sempre que viajo algumas pessoas me perguntam sobre a minha bagagem: "Só isso?", "Mas nem uma sandália?", "Cadê a mala? Só estou vendo uma mochila.".

Bom, mala pra mim é algo muito pessoal e de vivência de viagens também. Vejo pessoas que carregam a casa pra viajar uma semana, mas não critico pois um dia também já fiz isso, alias, na minha primeira viagem.

Na minha primeira viagem levei uma mala que tinha metade do meu tamanho, eu com 1,60 de altura. Eram para 15 dias. Escolhi a mala grande por precisar levar uma manta para acampar. Um colega que viajou comigo levou uma mala com metade do tamanho da minha e ainda carregou mais coisas. 

Mochila para 15 dias da ultima viagem
Com o tempo e experiencias, fui aprimorando o tamanho da mala, as coisas que precisava levar e então elas diminuíram, não só em tamanho, mas também em coisas necessárias para levar.

A minha mala, ou melhor, bagagem, é montada uma semana antes de viajar. Nesse período já tenho definido que tipo de viagem vou realizar: com aventura, sem aventura, praia, cidade grande, etc... Então se vou a praia, claro que não vou levar um trail dust. Ou a viagem é só de aventura, com trilhas e acampamento, nada de cidade grande, não vou levar sandálias. 




Por isso considero o que levar na bagagem muito pessoal e específico, mas vou deixar algumas dicas que costumo adotar quando vou começar a montar a minha:

Roupas

Se vou fazer um mochilão e a região é fria, não levo short jeans porque definitivamente não uso. No máximo um de algodão pra poder dormir ou quando estiver no quarto à toa. Mesmo coisa o inverso, se o local é quente, levo uma blusa de frio pequena e fina pra usar a noite, o resto são roupas de calor. 

Além disso, evito levar muitas peças e quando a viagem é longa, opto por hospedar em locais que tem lavanderias no locais ou nas proximidades e levo somente o necessário para mim. 

Uma vez estava ajudando minha irmã a montar a mala para ela passar uma semana em uma cidade a cerca de 200 km de onde moro. Ela levava rios de roupa. Quando terminou de montar a mala falei: agora você elimina metade do que está ai. Assim ela o fez, mas não consegui convencê-la a levar menos do que 6 shorts jeans. Quando ela retornou da viagem me falou: olha, usei dois shorts apenas, pois depois que usava um acabava lavando. É... quem avisa, irmã é.

Acessórios e Maquiagem

Costumo levar acessórios básicos para viagens de aventura e mais pesados e maquiagem para viagem que envolve balada, botecos, etc. Considero desnecessário carregar várias sombras imaginando que posso utiliza-la apenas uma vez. Na dúvida, levo uma pequena neutra, que combine com qualquer cor de roupa e pronto. Está ótimo.

Sapatos

Trail Dust depois do Trekking

Sandália na Patagônia? Não, nem pensar. Eu não encontrei nenhuma recomendação antes de viajar e depois ninguém reparou que eu estava usando uma bota, até mesmo porque TODOS usavam sapatos de aventura, coturno, botas e ainda podia utiliza-la em qualquer lugar, desde café até o trekking. Além disso, já imaginou como ficaria com um cachecol e uma bota, ou um casaco impermeável com um trail dust pra subir uma montanha de neve? O look fica ótimo.

Se vou passar o feriado na praia, chinelo e sapatilha são indispensáveis, da pra usar em qualquer lugar. Do quarto ao supermercado o chinelo e a sapatilha pra usar a noite.

Higiene 

Produtos de higiene como creme dental, sabonete, costumo levar nas viagens pois são produtos que o hostel não oferece. Além deles, levo frascos pequenos com shampoo, condicionador e hidratante corporal. 

Ainda tinha o costume de levar toalha, mas em hostel costuma ser barato o aluguel para a estadia. A mais cara que paguei foi R$10,00. A vantagem do aluguel de toalha é que além de ser barato, evito mais um item na bagagem, ficando assim com mais espaço para outras coisas.

Eletrônicos e seus Acessórios

Em 2009, minha irmã e meu cunhado vieram de Portugal para Cuiabá e passaram o maior transtorno por causa de uma das malas extraviadas. O problema em si não eram as roupas e sapatos, e sim os cabos da câmera fotográfica que estavam nela. Maior ainda o transtorno porque na época (hoje não sei) não existia os cabos pra aquela marca de câmera. Os dias de passeio deles era sempre ir a algum lugar da cidade e se tiver loja de eletrônicos, pergunta se nela tinha.

Enfim, como lição, em nenhuma viagem levo os cabeamentos, fontes e acessórios na bagagem que vai para o porão. As empresas aéreas recomendam levar os eletrônicos na bagagem de mão mas por causa desse episódio, coloco também a tralha toda que acompanha eles. Por isso acabo levando uma mochila e não uma bolsa comum. Na dúvida sobre determinado item, pergunto para um funcionário da companhia aérea se aquele pode ir ou não na bagagem mão. Essa mochila sempre está comigo então, é um transtorno que consigo evitar.

Resumindo... o que levar em uma mala apesar de ser pessoal, não custa nada se prevenir. Ouvir relato de colegas e família que viajam, olhar em blog de mochileiros e viajantes. Sempre tem alguém que passou por algum perrengue e está lá contando.

Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário